sábado, 8 de maio de 2010

Como cuidar de uma Pitanga – Cultivar Pitangueira

clip_image004

Informações de seu habitat natural
A Pitanga possui pequenas flores brancas e solitárias, frutos pequenos e comestíveis de cor vermelho brilhantes com nervuras longitudinais. Seu tronco é liso de cor clara sendo comum trocar sua casca ao longo do ano. As folhas são ovaladas, lisas e verde brilhantes. As folhas dos novos brotos têm um tom avermelhado.
É uma planta de exterior, podendo se adaptar em interior durante os meses de verão, desde que próxima a uma janela com uma boa ventilação. No exterior pode ser cultivada a pleno sol, resultando uma maior produção de frutos e diminuição no tamanho das folhas. Durante o inverno, se ficar exposta a baixas temperaturas possivelmente perderá todas as folhas.

PITANGA

Origem: América tropical.

Ambiente: É uma planta de exterior, podendo se adaptar em interior durante os meses de verão, desde que

próxima a uma janela com uma boa ventilação. No exterior pode ser cultivada a pleno sol, resultando uma

maior produção de frutos e diminuição no tamanho das folhas. Durante o inverno, se ficar exposta a baixas

temperaturas possivelmente perderá todas as folhas.

Rega: Nos meses de verão, regue generosamente. Repita a operação quando o solo estiver ligeiramente seco.

Durante o inverno, a cada quatro semanas.

Adubação: Utilize adubo líquido. Do início da primavera até o final do verão, adube a cada quinze dias.

Durante o outono e inverno, a cada quatro semanas.

Transplante: Transplante sempre que a massa de raízes estiver se tornando mais compacta, normalmente a da

um ou dois anos. Nessa época, aproveite para fazer uma poda vigorosa das raízes.

Poda: Regularmente corte os galhos e os brotos indesejados que interferem na forma, com o objetivo de manter

um estilo definido. Devem ser podados os novos brotos que tiverem seis a oito pares de folhas, deixando-se

apenas um ou dois pares. Para os galhos mais grossos, a melhor época é o início da primavera.

Aramação: Os galhos e ramos que estiverem começando a tomar a consistência de lenho ou madeira podem

ser aramados. A melhor época é no final do verão, devendo permanecer até o início da primavera.

Propagação: Dá-se facilmente através de sementes retiradas de frutos frescos, imediatamente após sua coleta.

Dicas: Quando for iniciar um bonsai de pitanga ou cereja a partir de semente, procure escolher aquelas

provenientes de plantas precoces, cultivando no chão ou em vasos grandes nos primeiros três a quatro anos para

estimular o crescimento e a produção de frutos. Uma outra forma e rápida de se conseguir uma pitangueira

produzindo é através do método de alporquia, utilizando algum tipo de hormônio enraizante.

14 comentários:

  1. Ricardo, tenho uma pitangueira a pouco tempo e gostaria de algumas dicas a respeito da poda e da aramação.

    Teria algum email ou msn para eu enviar fotos para você dar algumas dicas.

    Obrigado.
    Yuri

    ResponderExcluir
  2. preciso saber até quantos cm el tem que crescer para tirá-la do vazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. minha filha tire ele com 50 cm já está bom

      Excluir
  3. Bom dia, RICARDO!

    Adquiri a poucos dias uma pitangueira, gostaria que você me enviasse algum material por e-mail de como cuidar dela e se mais tarde terei que transplanta-la, para um vaso maior?
    Adoro bonsai e queria saber mais. Obrigado!
    meu e-mail é anap@ramarim.com.br ou msn: anaplopes80@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. ola, eu tenho um bonsai de pitanga ja faz ums 6 meses mais ou menos e agora as folhas estao ficando amanelas e muchas o que posso fazer?
    origada
    huanelis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mais sol e cuida com a quantidade de água!

      Excluir
    2. Olá anônimo...meu bondai tbem ficou c as folhas amarelas e murchas, tirei a planta da sala onde pegava o sol intenso da manha e coloquei em uma area que nao pega sol direto e com maior ventilação, tbem reduzi a rega pois achei que estivesse o fazendo em excesso, fiz certo? Abcs e obrigado!

      Excluir
  5. sua postagem é muito boa, mas eu preciso saber como cuidar de uma pitangueira bem jovem. Soube que nessa época elas são frágeis. Tens algum conselho a acrescentar.

    ResponderExcluir
  6. Quando as folhas estão ficando amareladas quer dizer que a planta está pegando muita luz, e quando as folhas estão muito escuras é sinal que a planta precisa de mais luz. Espero que tenho ajudado.

    ResponderExcluir
  7. Tenho uma muda de pitanga bem nova, com umas 8 folhinhas só...Ela não estava se desenvolvendo no saquinho de mudas, aí eu transplantei-a para um balde. Ela está murchando algumas folhas e até então não nasceram folhas novas.
    Rego umas duas vezes por semana. é muito?
    Como faço para ela se desenvolver mais rápido? Tem alguma dica?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Adquiri um Bonsai,e tenho me dedicadomuito a ele ,só nao sei se estou fazendo o correto ,poisestava c/ as flolhas grandes e brilhantes ,derrepente começou a ficar pequenas e encolhidas tipo um fungo o que devo fazer e em que época do ano e lua eu devo podea lo? obrigada

    ResponderExcluir
  9. Olá !! Tenho um bonsai Pitanga há três anos aproximadamente e minha planta está apresentando um melado nas folhas que não sei como cuidar... onde cai gruda, formando uma crosta. Estou muito preocupada pois amo meu Bonsai. Pensei em retirar todas as folhas e deixar brotar novamente. O que fazer ?? Por favor me auxilie. email: soniarmendonca@gmail.com , muito grata,Sônia Mendonça, abraço e parabéns pelas matérias apresentadas.

    ResponderExcluir
  10. Olá Ricardo tenho uma pitangueira tambem, entao gostaria de saber qual o tamanho dessa pitangueira e qual tamanho desse vaso? pois ainda estou na duvida do tamanho do vaso que vou coloca-la. abraços
    Grato.

    ResponderExcluir
  11. ola, adquirir um Bonsai de Pitanga a um Mês e queria passa-la para um vaso maior ja que ela ainda se encontra no vasinho que comprei e gostaria de saber qual tipo de substrato ideal para ela? se poder me passar essas e outras informações por email eu agradeço kalynebeserradelima@gmail.com
    grata

    ResponderExcluir