Melhores Plantas para Cultivar no Verão Tropical: Um Oasis de Cor e Vida - PARTE 2


Continuando com a segunda parte do artigo sobre "Melhores Plantas para Cultivar no Verão Tropical":

11. Ixora (Ixora coccinea)

A Ixora é uma planta tropical robusta conhecida por suas flores vibrantes agrupadas em forma de umbela. Popular em sebes e como planta ornamental, ela oferece uma exibição colorida que varia do vermelho ao amarelo, rosa e laranja.
Cuidados: A Ixora prefere sol pleno e solo ligeiramente ácido e bem drenado. Ela se beneficia de regas regulares e adubação rica em fósforo para promover flores abundantes.

12. Mandevilla (Mandevilla spp.)

Esta trepadeira tropical é conhecida por suas grandes flores em forma de trombeta, ideais para pergolados, treliças e como plantas pendentes. As Mandevillas adicionam um toque dramático a qualquer jardim com suas cores vibrantes, que incluem rosa, branco e vermelho.

Cuidados: Prefere sol pleno a sombra parcial e solo bem drenado. Regue regularmente e forneça suporte para as vinhas à medida que crescem.

13. Allamanda (Allamanda cathartica)

Outra trepadeira tropical, a Allamanda é famosa por suas flores amarelas brilhantes e grandes. Ela é ideal para criar uma parede viva de cor ou como planta de destaque em canteiros.

Cuidados: Requer sol pleno e solo bem drenado. É relativamente resistente à seca, mas responde bem a regas regulares e fertilizantes ricos em potássio.

14. Costela-de-Adão (Monstera deliciosa)

A Costela-de-Adão é uma planta tropical de interior/exterior conhecida por suas folhas grandes e perfuradas. Ela é uma escolha popular para adicionar uma sensação de selva tropical a espaços internos e externos.

Cuidados: Prefere sombra parcial e um ambiente úmido. Evite a luz solar direta, que pode queimar as folhas. Regue regularmente, mantendo o solo úmido, mas não encharcado.

15. Gardênia (Gardenia jasminoides)

As gardênias são apreciadas por suas flores brancas perfumadas e folhas brilhantes. Elas são uma adição encantadora a qualquer jardim tropical, trazendo fragrância e beleza.

Cuidados: Preferem sol pleno a sombra parcial, solo bem drenado e ligeiramente ácido. Requerem rega regular e adubação com produtos específicos para acidificar o solo.

16. Jasmim-manga (Plumeria rubra)

Conhecida por suas flores exuberantes e fragrância doce, a Plumeria, ou Jasmim-manga, é uma árvore tropical que simboliza romance e exotismo. Suas flores são usadas em leis havaianas e oferecem uma variedade de cores, incluindo branco, rosa e vermelho.

Cuidados: Prefere sol pleno e solo bem drenado. É resistente à seca, mas uma rega adequada incentiva uma melhor floração. Evite molhar as folhas e flores para prevenir doenças.

17. Agave (Agave spp.)

Os agaves são suculentas impressionantes com folhas grossas e pontiagudas, ideais para criar uma afirmação arquitetônica no jardim. Eles são extremamente resistentes e adaptáveis a climas quentes e secos.

Cuidados: Preferem sol pleno e solo muito bem drenado. São plantas de baixa manutenção que requerem pouca água uma vez estabelecidas.

18. Lantana (Lantana camara)

A Lantana é um arbusto florido popular em jardins tropicais por suas cores vibrantes e capacidade de atrair borboletas. As flores aparecem em uma variedade de cores, muitas vezes em combinações multicoloridas na mesma umbela.

Cuidados: Prefere sol pleno e é bastante tolerante a diferentes tipos de solo, desde que bem drenados. É resistente à seca e requer pouca manutenção.

19. Flamboyant (Delonix regia)

Conhecido por sua magnífica floração vermelha ou laranja, o Flamboyant é uma árvore tropical que cria uma verdadeira exibição de cor no verão. Sua copa ampla também fornece sombra generosa, tornando-a uma escolha popular para parques e grandes jardins.

Cuidados: Prefere sol pleno e solo bem drenado. É uma árvore de crescimento rápido que requer espaço para se desenvolver plenamente.

20. Vinca (Catharanthus roseus)

Também conhecida como Maria-sem-vergonha, a Vinca é uma planta perene resistente que oferece flores duradouras em tons de rosa, branco e roxo. É ideal para bordas de canteiro, vasos e como cobertura de solo.

Cuidados: Prefere sol pleno a sombra parcial e solo bem drenado. É resistente à seca e a condições de calor extremo, tornando-a uma escolha robusta para o verão tropical.

Conclusão

Cultivar plantas no verão tropical requer uma compreensão do clima e das necessidades específicas de cada espécie. Com a seleção certa e os cuidados adequados, seu jardim pode se transformar em um retiro tropical repleto de cor, vida e beleza. Seja para sombra, cor ou fragrância, as plantas aqui destacadas oferecem uma variedade de opções para enriquecer seu espaço ao ar livre e aproveitar ao máximo a estação mais vibrante do ano.