Como cultivar Bonsai sob Luz Fluorescente. Parte 1/3


Voltamos a abordar o assunto como cultivar Bonsai dentro de casa. Este texto é muito interessante para pessoas que moram em locais frios e nos quais não podem deixar os Bonsais ao ar livre.





COMO TENHO DESENVOLVIDO BONSAI DENTRO DE CASA SOB LUZ FLUORESCENTE . 
por Jack Wikle (Ann Arbor, Michigan)

A vinte e cinco anos atrás, quando minha primeira experiência em cultivar bonsai debaixo de luz fluorescente começou, eu tive uma vantagem distinta com relação aos novatos na Arte Bonsai de hoje. Na ocasião, eu não tinha lido muitos livros e artigos que faziam com que o projeto inteiro soasse quase impossível.
Ninguém me disse que tinha que vaporizar as folhagens regularmente. Ninguém me disse que eu tinha que ter um umidificador ou vaporizador. Ninguém me disse que eu precisaria de um circulador de ar. Ninguém me disse que precisaria de luz fluorescente branca complementadas com bulbos incandescentes. E, eu não tinha sido avisado que a maioria das plantas desenvolvidas em lugar fechado ainda precisam de um período frio com temperaturas abaixo de 10°C. durante várias semanas cada ano.

LEIA ISTO CUIDADOSAMENTE
 Eu não estou seguindo hoje e não segui quaisquer dos procedimentos listado acima. Isto não quer dizer que algumas dessas práticas, se eu as tivesse usado, poderiam ter ajudado meus bonsai dentro de casa crescerem mais rapidamente, florescer e parecerem mais saudáveis. Eu não sei. Não posso oferecer experiência maior, posso registrar o que resultou " bom o bastante " para mim e pro meu trabalho.
Quando eu comecei a ouvir e então ler que poderia cultivar plantas adequadamente, em lugar fechado, sem lâmpadas caras ou especiais, por dez anos, no inverno, sonhava com os bonsai que teria do lado de fora na primavera pois tinha uma estante atravancada com pequenos e atraentes vasos de bonsai, vasos muito pequenos para que se mantivessem vivos com a atenção que eu poderia dispensar. Uma vez ao dia!
AHA! Este poderia ser um modo para usar esses vasos minúsculos e cultivar bonsai, e crescer como bonsaísta, todo ano. Duas estacas de raízes de pequenas piracantas foram trazidas de fora. A luz fluorescente foi colocada em cima de minha bancada próximo a um forno. E a experiência, a diversão em recinto fechado que continua até hoje, começou.
Ficou visível que a lâmpada fluorescente oferecia diversas vantagens. É uma situação muito controlada sem os extremos de tempo. Árvores cultivadas desta maneira podem fazer um bonsai desenvolver-se durante todo ano. É até mesmo uma grande terapia de inverno quando o frio e escuro da estação não nos permite estar fora de casa. É um bom uso para os pequenos vasos de bonsai que costumamos acumular. E, faz possível o desenvolvimento de um número surpreendente de pequenos bonsai próximos à mão em um espaço muito limitado.
Suponha que você seja compelido a tentar fazer bonsai sob luz fluorescente também. O que você precisa saber? O que precisará fazer? De fato, as exigências básicas de uma árvore são poucas. Proveja luz, água, fertilizante e proteção de temperaturas extremamente quentes ou extremamente frias que poderá ver o seu desenvolvimento; o sucesso é altamente provável se não garantido. Claro que, começando com materiais saudáveis e, de preferência que tolerem as condições de recinto fechado serão um grande aumento para seu projeto de crescimento. Discutiremos cada variante destes assuntos no próximo post.

Parte 2 Aqui!

Parte 3 Aqui!