A Filosofia das Formigas

Jim Rohn e Roberto Shinyashiki ministram uma palestra sobre o sucesso para crianças com fábulas para transmitir os seus conceitos, e a principal é a que chama de: Filosofia das Formigas. Segundo Rohn, as formigas têm quatro conceitos que devíamos estudar.

O primeiro conceito é
que as formigas não desistem. Veja como uma coisa simples é fundamental na vida: Se uma formiga está andando em uma direção e você tenta fazê-la parar, ela vai achar uma forma de avançar.Ela tentará passar por cima, pelos lados ou por baixo. Sempre procura um jeito. Que filosofia interessante: Nunca deixe de procurar jeitos diferentes de achar aonde quer ir.

O segundo conceito, as formigas pensam no Inverno durante todo o Verão. É uma perspectiva interessante não pode ser ingênuo e achar que o tempo bom vai durar para sempre. As formigas passam o tempo todo juntando comida para sobreviver durante o Inverno. Elas se preparam pensando no futuro.

Terceira parte da filosofia das formigas é que elas pensam no Verão o Inverno inteiro. Isso é importante, no Inverno as formigas motivam-se pensando: Este tempo horrível já vai passar em breve sairemos daqui e, no primeiro dia de Sol, elas saem correndo do Formigueiro, motivadas a descobrir coisas novas se esfriar novamente, voltam para dentro, esperando mais uma vez a oportunidade para que possam sair.

E aqui está a última parte da filosofia das formigas. Quanto as formigas juntam durante o Verão para passar o Inverno? Tudo o que conseguem.Elas não gastam achando que têm suficiente, ou têm tão pouco que não vale a pena guardar. Simplesmente guardam tudo e por isso têm quando precisam.
Como diz Jim Rohn, são quatro pontos simples e uma filosofia poderosa. Mais do que fazer planos milagrosos, precisamos pensar mais como as formigas.

Se cada um fizer a sua parte, o formigueiro inteiro prospera e cresce.