Como posicionar corretamente os ítens Tokonoma.

Traduzido do Espanhol para Português.

A alcova está disponível para o observador, como se estivesse vendo uma cena natural.

Mas como é a forma preparar adequadamente os elementos na alcova, na forma tradicional japonês, e por quê?

Vamos começar listando cada um desses elementos. Primeiro e mais importante, nós estamos indo para a exposição bonsai. Isso deve ser colocado sobre uma mesa de exibição em um pedaço de tronco de árvore, sobre uma tábua de madeira, etc. Nunca diretamente sobre a superfície. O segundo lugar temos o elemento de suporte que normalmente é uma planta de acento (Kusamono), embora possa ser uma figura alegórica no momento do ano, ou até mesmo um Suiseki. Estes também são colocadas em uma folha de madeira que pode ser regular ou irregular (em forma de piscina), um obstáculo ou uma pequena mesa de café. O terceiro elemento é o kakemono de rolagem (vertical) que está pendurado na parte traseira.

"E como nós temos? Ao olhar para um cenário natural, o que vemos, em primeiro lugar são as plantas no ambiente, que nós representamos na alcova com plantas sotaque. Estes têm no lado apontando para onde a árvore bonsai como movimento é a primeira coisa que vemos, o lugar um pouco mais avançado do bonsai. Oriente (bonsai), dissemos que é o principal elemento da representação eo segundo elemento que vemos na perspectiva do observador. Nós colocamos como indicado acima. O arranjo desses dois elementos serve igualmente para quando nós apresentamos um bonsai em exibição.





O terceiro elemento é representado kakemono (de modo alegórico, às vezes) o resto da paisagem. Segundo a teoria da alavanca de equilíbrio visual, o ato kakemono de apoio e os bonsai, um elemento visual mais pesado, seria mais próxima do fulcro (kakemono), sendo mais da planta para produzir o acento equilíbrio.


Existe uma outra teoria, a do triangularidade cósmica (Deus-homem-terra), onde os três elementos da alcova devem formar um triângulo escaleno em que o vértice deve corresponder ao kakemono e representa Deus, o vértice central deve coincidir com o bonsai e representa o homem e para o canto inferior coincide com a planta de acento e representa a terra.

Muitas vezes vemos várias representações de tokonoma e sem saber o que nós gostamos uns mais que outros. Não será certamente por aqueles que gostamos, conseguimos refletir melhor a estética passos acima.






Fonte: http://alisiosbonsai.blogspot.com/