Como fazer Calda Sulfocáustica para Bonsai

Calda Sulfocáustica no bonsai.

Por Harry Harrington – Traduzido para o PT.

Ao longo dos anos tenho visto, ouvido e lido mitos sobre a calda, mas porque há tanta invenção, desinformação e quase mística em torno deste produto químico eu não sei, mas parece-me que se origina a partir de  literatura antiga de bonsai.

O que é a Calda Sulfocáustica ou Lime Sulphur?

É um líquido com mau cheiro que bonsaístas passam na madeira morta a fim de produzir uma distintiva cor branca. Não se pintará uma madeira colorida, mas sim quando a mistura seca, sendo alvejantes, mancha a madeira com um branco pálido.

Foi originalmente desenvolvida para pulverização de inverno (fungicida e inseticida) e utilizado para as árvores durante o inverno para matar qualquer resíduo de bolores, fungos e insetos ou ovos. Em primeiro lugar, foi desenvolvida durante meados do século 19 para controlar mildio sobre videiras em vinhas francesas . Desde o início dos anos 1900 para o 1940, foi utilizado e amplamente produzidas numa base comercial, até que ela foi superada pelos mais novos e mais eficientes produtos químicos.

A mistura produz uma certa quantidade de dióxido de enxofre (SO2), tal como seca (dependente da temperatura ambiente, a solução é mais quente pois seca, maior o volume de dióxido de enxofre, que é produzido). O dióxido de enxofre é um conservante conhecido ainda utilizados na vinificação e indústria de frutos secos onde é utilizada para a sua capacidade de matar micróbios e bactérias.

O dióxido de enxofre é também conhecido como um redutor, isto é, na presença de água, é capaz de descolorir / remover as cores de materiais  permeáveis que entrem em contato com ele (o dióxido de enxofre é ainda utilizado em algumas indústrias de papel alvejante e tecidos delicados, tais como roupas).

O efeito do branqueamento do dióxido de enxofre não é permanente, no entanto, após a exposição ao oxigênio (no ar), o material é branqueado e lentamente oxidados , e a cor ou pigmento de origem naturais do material marcado retorna.

Esta é uma das razões pelas quais deve ser aplicado várias vezes à madeira morta do bonsai, garantindo que ele fica branco.

Pelo teor de enxofre não é um líquido agradável . Sem dúvida que deve ser tratado com respeito. Use luvas quando aplica-lo. E armazene fora do alcance das crianças. Use uma máscara facial caso você use-o como um spray. Se você engolir qualquer solução ou receber em qualquer dos seus olhos, procure assistência médica.

Onde obter?

Atualmente, o único lugar que você vai encontrar calda sulfocáustica líquida é em viveiros de Bonsai ou online através de empresas de bonsai. É um produto relativamente barato e uma pequena garrafa durará muito tempo.

Materiais necessários para a aplicação de calda sulfocáustica para madeira morta de bonsai.

Ingredientes:
- 2 litros de água
- 100 gr de cal
- 150 gr de enxofre (+ de 90% de pureza)

Preparo:
- Ponha 1 litro de água para ferver.
- Acrescente o cal aos poucos e mexa.
- Deixe fervendo até que se torne uma pasta bem consistente.
- Acrescente mais 1 litro de água fervendo.
- Deixe ferver por mais 5 minutos.
- Acrescente o enxofre aos poucos sempre mexendo.
- Deixe ferver em fogo baixo por mais 10 minutos.
- Apague o fogo e deixe esfriar.
- Coar usando um pano. (não espremer)
- Deixe escorrendo a água por 12 horas.
- Reserve o líquido que passou pelo pano e jogue a parte sólida fora.

Utilize um pincel para aplicar na madeira morta. O tamanho exato da escova que você necessita dependerá do tamanho e complexidade da área à aplicar, mas geralmente um velho pincel de 1cm ou menos é necessário. Vale a pena encontrar um velho pincel, se possível, eu acho que as cerdas das escovas baratas tendem a se desintegrar rapidamente com os efeitos combinados da superfície áspera morta e ao efeito da calagem enxofre sobre a cola utilizada para anexar as cerdas. Ou então você pode gastar muito tempo cuidadosamente removendo cerdas da madeira morta!

A escova pode ser limpa com água e sabão se feito imediatamente após o uso. No entanto, se deixados secar, tornará o pincel inutilizável.

Finalmente, alguns panos ou papel absorvente (rolo de cozinha / tecido) em mãos para absorver vazamentos e excesso.

Um Guia Prático de Aplicação de calda sulfocáustica para a Bonsai.

Este é um zimbro, o tronco que recentemente teve a sua casca removida para criar um Shari. A veia de crescimento no lado direito do tronco e sua extremidade foi selado com selante com o fim de ajudar a borda da madeira à cicatrizar. Não é necessário proteger a madeira viva, casca ou de câmbio (mesmo quando verde) contra o calcário enxofre. A árvore não será danificada mesmo se a parte verde do câmbio estiver exposta a camada de cal enxofre.

Não importa se a madeira morta é fresca e acaba de ser criado (a partir de madeira viva) ou que tenha sido deixado secar por um tempo. Você verá que o novo morto viçoso não levará muito bem a tintura como é com os mais velhos, mas mais uma vez, não é necessário esperar após criar madeira morta.

Se é pintado sobre madeira seca ele tende a fugir da madeira, em vez de ser absorvido. É igualmente incapaz de penetrar tão profundamente quando a madeira está seca. Para ter qualquer efeito sobre a preservação da madeira (embora ligeiro) que deve ser absorvida tão profundamente quanto possível, assegurando que a madeira esteja úmida, é capaz de penetrar muito melhor.

Em segundo lugar, tal como mencionado anteriormente, a umidade (água) é necessária para o dióxido de enxofre ter um efeito de branqueamento ou coloração. Madeira seca leva muito mais tempo para alvejar e em alguns casos, podem reter parte do original amarelo / vermelho cor da mistura.

Se a madeira já não é de estar no exterior com tempo chuvoso, pulverize cuidadosamente com água.

Qualquer excesso de água na superfície da madeira irá causar lixiviação para a parte da árvore que você não necessita que seja branqueada. Utilize um pano absorvente para remover o excesso de água a partir da própria madeira morta e tente secar a casca, tanto quanto possível.

Aplicar, começando pelo ponto mais alto. É preferível aplicar várias camadas delgadas ao longo de algumas horas de tentar que aplicar um espesso revestimento de uma só vez. Esteja preparado para limpar qualquer excesso que recolhe na base do que você está pintando.

É necessário limpar o excesso antes de aprontar o solo ou em áreas circundantes de madeira viva e casca. Isto porque a Calda também lixívia do solo e da casca. Não é porque irá “matar” a árvore ou danificar as raízes.

Obviamente, uma grande quantidade de calcário de enxofre no solo não é uma coisa boa para a saúde da árvore, mas esta deve ser mantida em perspectiva. Uma pequena quantidade não vai envenenar a árvore. Em muitas ocasiões tenho feito em raízes mortas (como mostrado nestas imagens) e caiu no solo, porém foi executado com absolutamente nenhum prejuízo para a saúde da árvore. Se você está preocupado que muito cal e enxofre tenha entrado no solo, basta limpar para fora com a água a vontade.

Se a casca da árvore receber a calda, como pode ser visto na base da árvore na imagem acima, basta utilizar alguns panos molhados para limpar o excesso.

Faça isso com a maior brevidade possível, para que não tenha de embranquecimento da casca. Se a casca ainda aparece branca quando seca, basta utilizar uma escova velha ou similares para limpar a casca.

A mistura vai empalidecer a madeira seca ao longo das próximas horas ou dias, dependendo do grau de umidade da madeira é (mais úmido, mais rápido o embranquecimento tem efeito) e à temperatura ambiente ( mais quente o tempo, mais rápido irá secar). Evite colocar a árvore pintada exposta à chuvas pois este fará com que a calda escoe antes de ter tido o efeito necessário de branqueamento.

O recém aplicado da árvore acima, é mostrado apenas horas após a aplicação. Como pode ser visto, a madeira não é tão branca quanto deve ser o efeito alcançado e isso é normal para uma primeira aplicação. Outras aplicações irão garantir que a madeira morta se destaque bem em relação à madeira viva em relação a cor.

Coloração da calda sulfocáustica

Pela sua natureza, a calda com cal produz um acabamento branco para madeira morta. Apesar que uma forte cor branca é adequado para espécies de coníferas, como pinheiros e zimbros, em outras espécies de árvores como o Buxus, Carvalhos, e a maioria das árvores deciduas e folhosas, a calda é frequentemente utilizada para produzir uma cor mais adequada com variedade de tons e cores.

Além disso, a calda produz uma cor branca, sem tom ou variedade, não pode fazer madeira morta muito plana e bidimensional. Ser capaz de escurecer a calda, permite que o artista produza uma aparência de profundidade e uma terceira dimensão à pintura na madeira.

O tronco oco desta Tuia foi pintado mas em vez de permitir o acabamento uniforme branco, a calda foi cuidadosamente tingida com tinta preta para produzir uma variedade de cores cinzas e negras para aumentar a sensação de profundidade no acabamento.

As arestas exteriores deste tronco foram pintadas com calda pura e, em seguida, como já pintou mais profundo e mais profundo na cavidade, acrescentei algumas gotas de tinta preta para a mistura de calda para produzir uma cor mais escura constantemente.

A Calda pode ser colorido com uma variedade de ingredientes e algumas experimentações são necessárias. Todas as tintas à base de água irão funcionar bem, mas evite usar qualquer coisa à base de óleo, uma vez que não vai misturar com a calda. Geralmente apenas uma pequena quantidade de tinta preta é necessária para o acabamento se tornar uma cor cinzenta. Para uma mais natural cor “madeira”, tente ocres ou tintas queimadas.

Para uma abordagem mais “natural” de corantes, você pode usar diluído (em água fervente) chá de folhas, café instantâneo granulado ou moer para produzir tons ocre. Para tons cinzentos pode utilizar madeira ou cinzas de cigarro, misturado na calda ou aplicado à madeira após estar seco.

Devido à natureza da calda, não é possível aconselhar as misturas exatas ou receitas, a experimentação é necessária. Sempre permitir que a pintura seque antes de julgar os resultados de seu trabalho!

Lime Sulphur mata todos (ou pelo menos a maioria) as bactérias que causam a degradação e a deterioração da madeira que nós conhecemos como “podridão”. Também produz temporariamente ambiente hostil contra as bactérias. No entanto, os efeitos anti-bacterianos e anti-fúngicos da calagem enxofre é relativamente curta em comparação ao seu efeito de branqueamento. A maioria dos entusiastas terão visto a madeira começa a ficar verde e o apoio de bactérias dentro de um período relativamente curto de tempo.

Este curto prazo exige que a proteção seja aplicada anual ou até mesmo a cada 6 meses para garantir que todos os restos de madeira (se tal for necessário) e para manter a maioria das bactérias e fungos fora.

Não só é o efeito anti-bacteriano relativamente curto, mas ela só tem um efeito sobre as partes da madeira morta que é capaz de acessar. Como já foi discutido, só é capaz de permear a madeira de uma árvore a uma certa profundidade (dependendo da densidade e condição). Embora seja capaz de matar bactérias na superfície da madeira e, possivelmente, a uma profundidade de alguns milímetros (sobre uma madeira macia), algumas camadas de madeira permanecerão desprotegidas.

Se as bactérias são capazes de acessar as camadas de madeira que não podem (por exemplo, embora fissuras ou rupturas na integridade da madeira morta ou através expostos apenas para o solo), a podridão continuará ininterruptamente.

Em resumo, calda sulfocáustica não pode e não deve ser considerado como um conservante que irá proteger de podridão ou quebra. Embora seja capaz de preservar áreas rasas ou finas de madeira morta por um período de tempo, não é um método fiável de podridão e prevenção.

Para a madeira dura e densa de Juniperos e Pinus, é provavelmente suficiente, uma vez que estas madeiras são naturalmente resistentes à podridão. Em espécies com madeira macia como o ligustro, Bougainvillea e mais espécies caducifólias, podem ser utilizados alguns outros produtos auxiliares para preservação da madeira.

Fonte: http://fabiano.projetobonsai.com/2009/06/23/calda-sulfo-caucica-ou-lime-sulfur-no-bonsai/