Cultivando Bonsai no Frio. Parte 1/2


Antes de falar alguma coisa sobre o assunto, devemos deixar registrado que ar condicionado e Bonsai não combinam. O ar condicionado retira umidade do ambiente, e portanto do Bonsai, o que vai acabar matando-o.
Em termo de clima, o fator limitante da Vida para Bonsais é o frio. No Verão, aumentamos o número de regas e vai tudo bem, se o solo estiver de acordo.
Para quem mora em apartamento, sem varandas, o desejo de ter Bonsais fica muito limitado, pois nossa experiência tem demonstrado que muitas poucas espécies sobrevivem em interior fechado dos comodos de um apartamento, se não lhe forem propiciadas algumas condições, que apontamos neste trabalho.
Temos visto sobreviver com saúde, em tais condições, os Ficus, as Carmonas e as Sageretias e nada mais.
Há um mal-entendido quando se fala de Bonsai de Interior.
Denomina-se, com propriedade, Bonsai de Interior aquele que deve passar o Inverno rigoroso em ambiente protegido, pois sendo tropicais e subtropicais, eles não estão preparados para uma hibernação e sua seiva se congela e ele sofre com isso. Mas, no resto do ano, eles devem ser colocados ao ar livre.
A foto abaixo mostra Bonsais de espécies nativas de regiões frias do Mundo, embaixo de neve, suportando, com certeza, todo o rigor do congelamento.
Uma vez que nunca vivenciamos tal clima, recorremos à foto de Reiner Goebel, de Toronto, Canadá, publicada na revista do Bonsai Clubs International de Janeiro/Fevereiro de 1997, aos quais damos todo o crédito dos direitos autorais.





Mas, voltando ao assunto de quem mora em apartamento sem varanda: se a idéia é utilizar outras espécies nativas de regiões tropicais e subtropicais, além daquelas que mencionamos acima, alguns cuidados devem ser tomados para manter os Bonsais saudáveis.
Em primeiro lugar, as árvores necessitam de luz para produzir a fotosíntese, que lhe permita gerar os nutrientes necessários à sobrevivência das plantas.
Assim, elas devem ser colocadas perto de janelas, onde possam ficar sob luz solar apenas pela manhã.
No sul do País, há casas dotadas de radiadores de aquecimento, geralmente junto à parede abaixo de uma janela. O Bonsai pode ser colocado sobre a bancada superior do radiador, distante porém, pelo menos 40 cm acima dela, através do uso de alguma estrutura de madeira ou de ferro, por exemplo.
Outro aspecto a ser considerado é que as plantas tropicais e subtropicais costumam viver bem em regiões com alta umidade do ar, o que não ocorre no interior de um cômodo de apartamento.
Assim, sempre que possível, porque está frio lá fora, deixe uma janela aberta, por algum tempo. Evite, porém, correntes de ar, o que pode ocorrer ao se deixar porta e janelas abertas ao mesmo tempo.
Costume-se, também, para minorar o problema da falta de umidade, colocar potes com água e pedriscos em torno dos Bonsais. A evaporação da água desses potes é mais eficaz para manter a umidade em torno do Bonsai do que a pulverização de sua estrutura aérea.
Além disso, é uma forma mais limpa e simples para quem não dispõe de muito espaço para fazer este trabalho.

Continuaremos a falar sobre este assunto na próxima semana...