Como diminuir o tamanho das Folhas de seu Bonsai.

Para diminuir o tamanho das folhas do seu Bonsai a forma mais comum é você aumentar a quantidade de ramos e consequentemente a quantidade de folhas. Quanto mais folhas seu Bonsai tiver, menor serão elas. A razão para diminuir o tamanho das folhas é tornar o seu Bonsai, além de mais bonito, mais proporcional em todo o seu conjunto: tamanho do Bonsai, espessura do tronco e tamanho das folhas.

Como faço para aumentar a quantidade de folhas?

Existem duas formas: A primeira é que quanto mais você podar o seu Bonsai mais folhas ele terá, pois a poda fará ele rebrotar e aumentar a quantidade de ramos, aumentando a quantidade de ramos, aumentarão a quantidade de folhas.

Estamos considerando que seu Bonsai está em um local bem iluminado, pois se você cultiva o seu Bonsai em um local com luminosidade deficiente, as folhas tendem a crescerem.

A segunda maneira é você fazer uma poda na ponta de todos os ramos e logo após, fazer um desfolhamento completo de seu Bonsai. Sim, retirar todas as folhas de seu Bonsai. Você não deve arrancá-las, você deve cortar as folhas bem próximo de onde ela está inserida. Você deve tomar cuidado para não danificar as gemas de brotação.

O que são estas gemas ?

As gemas são locais nas plantas de onde sairão ou brotarão novos ramos. Elas ficam situadas no ponto em que a folha está inserida. Elas podem estar visíveis ou não. Entenda que onde tem uma folha, terá também uma gema. Por isso você deve tomar cuidado ao fazer o desfolhamento. Quando você for cortar o "talinho" (Pecíolo) da folha você cuidar para não danificar estes futuros ramos, caso as gemas estejam visíveis.

Quando posso fazer este desfolhamento?

Algumas plantas poderão responder melhor à este desfolhamento em determinadas épocas do ano, mas de maneira geral você pode fazer este desfolhamento na primavera e em épocas quentes do ano. Você deve fazer isto uma única vez por ano. Existem plantas que aceitam desfolhamento semestralmente. - Um dia você saberá quais são.

Você não deve fazer um desfolhamento logo após uma rebrota de seu Bonsai, você deve esperar pelo menos 6 meses (tempo básico) após esta rebrota. O ideal é você fazer um pouco antes da rebrota. É só você olhar freqüentemente o ponto de inserção das folhas, pois neste local estão as gemas e quando estas começarem a aparecerem, você pode fazer o desfolhamento.

Quando você faz o desfolhamento, você "ganhará" um novo ramo em cada local que você retirou a folha. (É claro que não serão em todos, mas serão muito mais novos ramos. Muito mais do que o normal)

Esta providencia (desfolhamento) deverá ser feita apenas com as plantas de folhas planas (planifólias). Isto não se aplica a maioria das coníferas (Pinheiros, tuias, pinus, Juniperus, etc) que tem folhas em forma de agulhas (aciculifolias). Limite-se nas primeiras vezes a fazer desfolhamento em plantas que tem crescimento rápido. O tempo será o seu maior aliado para aprender e observar a reação das plantas.