Calor no Nordeste!!!

Estive esta semana viajando a trabalho no interior da Bahia. Especificamente em Alagoinhas e em Feira de Santana. São duas cidades que tem uma coisa em comum, um enorme calor!!! Ate na sombra estávamos transpirando parecendo cuzcuz!!
Vou ver se consigo um termômetro para medir a temperatura na próxima vez que eu for!

E falando em calor, segue abaixo uma matéria encontrada no Blog Bonsaipe. O título da matéria é:

Cultivando Bonsai no Clima do Nordeste.


O clima nordestino é bem diversificado e um pouco diferente do restante do País. O nordeste está localizado em uma região que recebe influências desde a Amazônia até a Europa. A proximidade da zona de convergência intertropical, a brisa marítima e os ventos alísios trazem muita umidade para o continente, mas esta umidade não consegue ultrapassar o planalto da Borborema, por isso há muita seca no sertão nordestino e, em certos meses muita chuva no litoral e zona da mata.
Quando pensamos no cultivo do bonsai nesta região, aparece logo uma dúvida na reação das espécies chamadas "tradicionais" com o calor e falta de estações bem definidas. Não acredito numa dificuldade excessiva, contando que não podemos usar o mesmo calendário de procedimentos que é feito no Japão, Europa ou Sul do Brasil. Infelizmente, nesses anos de cultivo ainda não tive (já desisti) e nem vi sucesso, em longo prazo, com pinheiros e aceres como bonsai. Alegra-me que a maioria dos bonsaístas brasileiros está começando a dar valor as plantas tropicais, surgindo assim belos trabalhos que servirão de exemplo e motivação!
As Estações e os procedimentos tomados
A Primavera inicia no dia 23 de setembro. Essa estação vem acompanhada de mudança no regime de chuvas e temperaturas pelo Brasil. A maior parte da Região Nordeste encontra-se na sua estação seca, exceto no sul dos Estados do Piauí, Maranhão e no oeste da Bahia. Durante a primavera, iniciam-se as pancadas de chuva no final da tarde ou noite, devido ao aumento do calor e da umidade que se intensificam gradativamente no decorrer desta estação. No começo desta estação ainda é segura e a desfolha na maioria das espécies, com exceção a coníferas. De meados para frente, o calor aumenta e já é necessário proteger todas as plantas dos raios solares entre as 11:00h e 15:00h.
O Verão inicia no dia 22 de dezembro de 2007 no Hemisfério Sul. Esta estação engloba também os meses de janeiro, fevereiro e março, com pico em janeiro. A estação é caracterizada, basicamente, por dias mais longos que as noites. Ocorrem mudanças rápidas nas condições diárias do tempo, levando à ocorrência de chuvas de curta duração e forte intensidade, principalmente no período da tarde. No Norte da Região Nordeste, inicia-se as chuvas, com valores máximos no mês de fevereiro. Os nossos bonsai, em pequenas e rasas bandejas, sofrem bastante se esquecidos ao sol. Não realizo nem indico trabalhos mais pesados como poda radical, transplante, desfolha total, etc. Atenção às regas para que o substrato não fique muito tempo seco.
Em Março, inicia-se a estação do Outono. No extremo norte das Regiões Norte e Nordeste e no leste do Nordeste, se inicia o período mais chuvoso. Nessas Regiões, as temperaturas são mais homogêneas: a mínima variando em torno de 22ºC, e a máxima variando entre 30ºC e 32ºC. Já entre o Litoral e Agreste, a chuva atinge valores acumulados superiores a 200 mm. Agora sim! Este é o melhor período para meter a mão nos bonsai! Não é a toa que o nordestino começa a plantar o milho para as festas juninas! Ao final da mesma, que o frio até aparece, certamente é a melhor época para transplantes e podas das coníferas e exóticas.
O Inverno inicia no dia 21 de junho compreendendo os meses de Junho, Julho e Agosto, onde as temperaturas são climatologicamente amenas. Na Região Nordeste, essa estação está inserida na quadra chuvosa, que vai de Abril a Julho. O principal sistema meteorológico atuante é a frente fria que em geral é de fraca intensidade, embora possa ocorrer a passagem de algum sistema frontal mais intenso. Algumas vezes essas frentes ou pulsos dela procedentes, atingem o Leste do Nordeste e provocam chuvas abundantes na região. Continua sendo a época de trabalhos, principalmente nas coníferas e exóticas, porém no pico das chuvas, deve-se tomar cuidado com o excesso de umidade no substrato.
Espero que estas observações possam ajudar aos interessados, de maneira alguma são verdades absolutas, pois sempre estamos aprendendo com estas árvores maravilhosas e seus cultivadores!