Como fazer Alporquia


Também é conhecida por Borbulhia Aérea, a alporquia é uma das técnicas mais antigas na propagação de plantas, já tendo sido usada na China, há mais de 10 mil anos.


O que é:
A alporquia é uma técnica de multiplicação vegetativa de plantas, utilizada principalmente em algumas plantas com as quais a estaquia não funciona facilmente. Consiste em enraizarmos um ramo quando ele ainda está preso na planta, retirando a muda em seguida. Na realidade, é uma variação da mergulhia, uma outra técnica de propagação vegetativa de plantas. Recomenda-se o uso de Vitamina B1 ou fertilizante líquido (enraizador).

Vantagens:
O método funciona em algumas plantas nas quais a estaquia não é eficiente. A “estaca” continua recebendo água e nutrientes da planta, não utilizando somente as suas reservas, motivo pelo qual é um método mais eficiente.

 Como realizar a Alporquia:

Podemos generalizar o processo em algumas etapas, veja a seguir:

1) Inicialmente, devemos escolher um ramo de uma planta adulta. Esse ramo deve possuir de 1 a 3 cm de diâmetro. No ramo escolhido, fazendo um anelamento (retirada da casca) com a ajuda de uma lâmina afiada (faca, canivete, estilete, etc.), sendo este anel formado de 3 a 5 cm de largura.


2) Cobrimos a parte anelada com um material úmido que retenha bem a água, que pode ser: esfagno, mistura de esterco e serragem úmida, entre outros possíveis. Prendemos o material com um plástico, que deve ter as suas pontas bem amarradas. Assim, ocorrerá o enraizamento do material com o passar do tempo, no local cortado.      
A época mais indicada para alporquia, é o início da primavera, quando as plantas estão em pleno crescimento e o tempo de permanência do “curativo” pode variar dependendo de cada espécie, alguns exemplos:

Espiradeira (Nerium oleander) – 8 semanas
Azaléias (Rhododendron sp) – 14 semanas
Figueira (Ficus sp) – 7 semanas
Ginko (Ginko biloba) – 4 meses
Jabuticaba (Myrciaria cauliflora) – 1 à 2 anos
Pitangueira (Eugenia uniflora) – 14 meses à 2 anos

3) Podemos fazer desde o início, um outro anelamento, pouco abaixo do local em que vai enraizar, o que força a brotação das gemas (enraizamento) no local cortado.
Ao alcançarmos um enraizamento razoável, vamos cortando a base de pouco a pouco com o passar dos dias, até destacarmos completamente o ramo bem enraizado, obtendo-se assim uma nova muda.

4) Devemos passar a muda a um substrato adequado, sem que já seja plantada no seu local definitivo, já que a muda ainda é muito frágil. Essas mudas devem ser mantidas por um certo período em um local protegido do sol forte, molhado constantemente, sem encharcar, até que a muda se torne forte o bastante para ser plantada no seu local definitivo.



Obs.: Existem pessoas que utilizam o Papel Aluminio para a Alporquia substituindo o plástico. Aplica-se primeiro uma boa pasta cicatrizante, e em seguida cobre-se o local com um pedaço de papel aluminio. Isso acelera o processo de cicatrização e de fechamento do corte, proporcionando um melhor resultado, inclusive. Para a retirada da alporquia é necessário retirar grande parte da massa verde, especialmente se é um galho grande. Frutos, então, nem pensar em deixar. Esta retirada dos galhos e folhas poderia ser feita na mesma hora da retirada do alporque, mas, sendo o galho grande também se indica retirar boa parte da massa verde logo. A quantidade e tamanho das raizes no alporque é pequena em função do pouco espaço, então a massa verde que deve ficar também tem que ser pouca, como também não deixar galhos longos.
Adubação somente depois que novos brotos surgirem após o plantio, cerca de um mês após.