O que é um Nebari?

Muito se fala pelos Fóruns e Blogs sobre o Nebari. Porém nem na Wikipédia existe uma explicação do que se trata este termo. Para dar uma ajudinha a nos todos seguem abaixo algumas informações colhidas e condensadas aqui:

Um dos aspectos mais bonitos das árvores na natureza são suas raízes e a força que elas transmitem, segurando e ancorando as árvores ao solo nas situações mais adversas.



5 Ta Phrom (21)


As árvores de Angkor no Camboja projetam suas raízes sobre as construções milenares ancoradas ao solo, criando uma paisagem de magia, vista, inclusive, no filme Tomb Raider.
Na criação do bonsai, um dos fatores mais importantes e que mais transmitem a resposta da árvore ao meio ambiente onde ela cresce é seu Nebari (base) e suas raízes.
Os estilo de Bonsai "Raiz sobre rocha" (Ishitsuki) é, com certeza, um dos mais bonitos e fascinantes visualmente. É um estilo em que é nescesário utilizar espécies que tenham um bom crescimento de raízes, como a família das figueiras (Ficus).


Quando observamos as árvores muito velhas na natureza é marcante a região da junção das raízes com o tronco. Passam uma sensação de força e segurança e as raízes dispostas em torno do tronco de forma radial e equilibradas, são resultado de muitos anos de desenvolvimento.

Não é a toa que essa parte marcante e impressionante é tão valorizada para o Bonsai. Além de reproduzir características naturais de árvores milenares, no bonsai é a região mais exposta e em evidência, tanto nas tropicais quanto nas de folha de caduca e o chamamos de “nebari”.

Com exceção dos juníperus o Nebari (junção das raízes com o tronco) é fundamental e a parte mais importante do bonsai. É comum nós ocidentais nos preocuparmos mais com a parte aérea da planta e o deixamos em segundo plano ou nem nos preocupamos com ele, que junto com o Tachiagari ( primeiro terço inferior do tronco) formam a parte mais relevante e marcante em um bonsai.

Em uma exposição, o Nebari e o Tachiagari são determinantes na escolha dos primeiros colocados e juntos podem corresponder à mais da metade da pontuação. Acima um Ficus premiado na Exposição Nacional de Taiwan.

A mesma atenção e cuidados que dispensamos aos galhos e copa do bonsai, é importante que seja dispensada em dobro ao nebari. E são, às vezes, pequenas e simples intervenções, como poda de raízes que saem mais altas que outras, descruzar raízes que se cruzam, cortar as mais fortes e dar força para as mais fracas, entre outras, que fazem toda a diferença.



Melhor que palavras as imagens deste post explicam bem qual é a importância do nebari na apresentação e valorização de um bonsai. Mas tentando descrever o que seria um nebari e tachiagari ideais poderíamos citar que o principal seria:

Raízes distribuidas de forma radial e equilibrada em torno do tronco, evitando-se raízes que se cruzam;
Que essas raizes saiam na mesma altura e tenham diâmetro e ramificação parecidos;
Que o tronco seja cônico e com o mínimo possível de cicatrizes ou marcas de trabalho;
Caso o tronco tenha movimento é importante que seja no tachiagari, que é a região onde ele pode sempre ser visto.
O ideal é que o tachiagari esteja sempre limpo e demonstre a testura da casca o mais natural possível.

É muito importante termos conciência de que podemos intervir no nebari da mesma maneira que o fazemos nos galhos. Podemos e devemos molda-lo, cortando, selecionando e direcionando as raízes.
E isso faz toda a diferença pois o que realmente faz com que o bonsai fique parecido com árvores milenares é o seu tronco e seu nebari. Lógico que uma bonita e bem feita copa com uma boa ramificação conta muito, mas se levarmos em conta que um nebari se leva muitos anos pra fazer e caso ele tenha algum defeito, sua correção ,nas maioria das vezes , é muito dificil ou impossível de ser feita, enquanto que podemos fazer uma correção e ramificação da parte aérea em poucos anos, ou ate mesmo de um ano pra outro, dependendo da espécie.

Bom! Vimos a importância do Nebari em nossos Bonsais, agora é começar a colocar em prática o nosso conhecimento adquirido. Lembrando que estamos, assim como as plantas em constantes mudanças e aperfeiçoamento, portanto, não tenha pressa, com o tempo tudo se ajeita!!!

Fonte: Texto adaptado de http://rockjr.projetobonsai.com/2009/04/29/nebari/ e http://aidobonsai.wordpress.com/2009/05/29/nebari-a-forca-da-arvore-na-natureza/